segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Novo filme de Hector Babenco

“O Passado” do diretor naturalizado brasileiro Hector Babenco, estreou no circuito nacional dia 26 de outubro. O longa é baseado no romance “El Passado” de Alan Pauls e tem no elenco Gael García, além da participação mais do que especial do Paulo Autran, um dos maiores atores brasileiros que faleceu no dia 12 de outubro de 2007. Os filmes de maior repercussão de Babenco foi “Carandiru”, “O Beijo da Mulher Aranha” e “Pixote, A Lei do Mais Fraco”. “O Passado” conta a história de Rimini e Sofia, dois adolescentes que se casam, ficam juntos por 12 anos e resolvem se separar. A partir desse momento, Rimini tenta recomeçar sua vida, mas a presença constante de Sofia provoca pequenas tragédias.


"Podecrer" - O Filme

Estreou dia 02 de novembro nos cinemas de todo o Brasil o filme “Podecrer”, com direção de Arthur Fontes marcando sua estréia em longas de ficção. Compõem o elenco do filme: Dudu Azevedo como João, Maria Flor como Carol, Gregório Duvivier como Tavico, Fernanda Paes Lemes como Melissa e Júlia Gorman como Duda. Como participações especiais entram na lista Malu Mader, José de Abreu, Patricya Travassos e Lulu Santos. Um ponto em especial para os fanáticos em cinema, destaca-se o site oficial do filme. Nele o “espectador” tem acesso a todos os conteúdos do filme; como músicas para baixar, cenas, trailers, fotos, making off, entrevistas com os atores principais e até conteúdos sobre a época retratada (cinema, TV, moda e até gírias).

Sinopse

O filme é baseado no livro “Podecrer” de Marcelo O. Dantase. Sua história passa na cidade do Rio de Janeiro no ano de 1981 e conta a história de uma turma de adolescentes estudantes do último ano do colegial. Baladas, festas, muita música, confusões e um triângulo amoroso marcam todo o desenrolar da história, abordando em meio a tudo isso as preocupações que afligem os jovens da época e de hoje - o vestibular! Ao chegar ao final do ano tão conturbado, ficam as dúvidas e as incertezas que continuam a persistir entre a turma, mas a única certeza é que o último ano letivo do colegial é inesquecível para qualquer pessoa.

Estréia do filme “Sem Controle”, com Eduardo Moscovis

O filme “Sem Controle” da diretora Cris D'Amato, estreou nacionalmente no último dia 02. Em “Sem Controle”, Eduardo Moscovis é Danilo, um diretor de teatro obcecado com a injustiça cometida contra o fazendeiro Manoel da Motta Coqueiro, caso que iniciou o processo de extinção da pena de morte no Brasil. Estimulado por uma mulher linda e misteriosa, Danilo ensaia uma peça sobre Motta Coqueiro, com ele próprio interpretando o fazendeiro e os demais papéis vividos por pacientes psiquiátricos. Danilo é forçado a reviver fatos históricos, ciente do seu destino trágico. Repleto de personagens inusitadas e viradas surpreendentes, “Sem Controle” apresenta a questão da pena capital sob um novo olhar.

Retrospectiva: filmes “naturais”,"posados" e "cantados"

Em 1908 havia 20 salas de cinema no Rio de Janeiro, a maioria com suas próprias equipes de filmagem. Exibiam filmes de ficção de companhias estrangeiras, complementados por documentários, denominados "naturais". Eram realizados na cidade dias antes como: A chegada do Dr. Campos Sales de Buenos Aires ou Fluminense x Botafogo.

Os primeiros filmes de ficção - chamados filmes "posados" - foram feitos no Brasil e realizados por proprietários de salas de cinema do Rio e São Paulo. Eram feitas com certa freqüência reconstituições de crimes exibidos pela mídia. "Os Estranguladores", de Francisco Marzullo (1906) foi o primeiro sucesso, com mais de 800 exibições no Rio; as comédias também fizeram sucesso como o curta "Nhô Anastácio chegou de viagem", de Marc Ferraz (1908).

Em 1909 surgem os filmes “cantados", em que os atores dublavam-se ao vivo, por trás da tela. O sucesso do filme “cantado” levou a filmagem de revistas musicais: “Paz e amor”, 1910 - com sátira ao presidente Nilo Peçanha e trechos de óperas "O Guarany", 1911.

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Cinema brasileiro a R$ 2

Toda primeira segunda feira de novembro, a Cinemark promove o “Projeta Brasil”. Esse ano o “Projeta Brasil” acontecerá no dia 5 de novembro, nas 358 salas da empresa espalhadas pelo Brasil. Nesse dia serão exibidos filmes brasileiros por apenas R$ 2 e toda renda será revertida para projetos de incentivo ao cinema nacional. Esse ano será exibido somente filmes lançados entre novembro de 2006 e outubro de 2007, entre eles, “Tropa de Elite”, “Saneamento Básico”, “Batismo de Sangue”, “Ó Pai Ó”, “Cidade dos Homens”, “Primo Basílio”, “O Homem que Desafiou o Diabo” e “O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias”. Para mais informações e para quem busca conferir a programação é só entrar no site do Cinemark. Vamos prestigiar o cinema nacional e lotar as salas do cinema.

Noel Rosa: o Poeta da Vila

Noel, o Poeta da Vila, foi filmado no final de 2004 e foi o filme de estréia de Ricardo Van Steen como diretor. Exibido na mostra Premiére Brasil, no Festival do Rio 2006, já ganhou os prêmios de Melhor Direção de Arte, Melhor Edição de Som e o Prêmio Especial "Orgulho de Ser Brasileiro", no Festival de Cinema Brasileiro de Miami. Ganhou também o prêmio de Melhor Filme - Júri Popular, na Mostra de Tiradentes.

O elenco conta com Rafael Raposo como Noel Rosa, Camila Pitanga como Ceci, Roberta Rodrigues como Lola, Flávio Bauraqui como Ismael Silva e Jonathan Haagensen como Cartola.

Sinopse - Noel Poeta da Vila

Aos 17 anos Noel Rosa é um garoto engraçado, que tem um defeito no queixo e gosta de improvisar quadras debochadas para os amigos. Estudante de medicina, conhece o compositor que lhe abre o mundo do samba e da malandragem: Ismael Silva. Na década de 20, aos 19 anos, tornou-se ídolo do rádio ao escrever, partindo de uma paródia do hino nacional, "Com que roupa?". Daí para frente Noel mudou o rumo da MPB. O filme acompanha não apenas a carreira musical de Noel, mas também a sua vida afetiva que, até morrer de tuberculose, (uma doença forte demais para os remédios da época) se dividiu entre dois grandes amores: Lindaura, uma jovem operária com quem se casou, e Ceci, uma dançarina com quem manteve um caso tempestuoso.

I Seminário de Produção e Gestão Cultural

A Escola São Paulo promoverá nos dias 10 e 11 de novembro, o I Seminário de Produção e Gestão Cultural, no Auditório do Shopping Iguatemi São Paulo. O público conhecerá os bastidores do mundo da cultura, através de relatos de experiências de profissionais do cinema, TV, vídeo e novas mídias, como também das artes visuais e exposições de arte. Andréa Barata Ribeiro, produtora dos filmes “Blindness” e “Cidade dos Homens” e Leonardo Monteiro de Barros, produtor de “2 Filhos de Francisco” e “Eu, Tu, Eles” farão os seminários, que tem como objetivo explicar como funcionam os mecanismos dos projetos culturais, desde a captação de patrocínios até sua execução. As inscrições podem ser feitas na Escola São Paulo (Tel. 11-3081-0364) ou pelo e-mail info@escolasaopaulo.org

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Faltam 3 meses

Hoje faltam exatamente 3 meses para o anúncio oficial dos indicados ao Oscar 2007. A academia vai anunciar as produções que irão concorrer no dia 22 de janeiro. Você sabe quais filmes brasileiros já concorreram ao prêmio de melhor filme estrangeiro?

· “O Pagador de Promessas”, de 1962, escrito e dirigido por Anselmo Duarte e baseado na história de Dias Gomes, foi o primeiro filme nacional a concorrer nessa categoria e venceu vários prêmios internacionais.
· O segundo filme a concorrer foi “O Quatrilho”, lançado em 1995 e dirigido por Fábio Barreto. O filme é baseado na obra de José Clemente Pozenato.
· A terceira produção a concorrer foi “O que é isso companheiro?”, de 1997, com direção de Bruno Barreto. O roteiro do filme foi parcialmente baseado no livro homônimo de Fernando Gabeira.
· O filme “Central do Brasil”, de 1999, foi a última produção nacional a concorrer ao Oscar nessa categoria. O longa tem a direção do Walter Salles e conta com a atriz Fernanda Montenegro no elenco. Ela foi a primeira e única atriz brasileira a concorrer ao Oscar de Melhor Atriz.

Vamos ficar na torcida com “O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias” e quebrar esse jejum de 8 anos.


Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Dia 18 de outubro estreou a 31ª Edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, com mais de 400 filmes de diversos países. A Mostra tem 47 longas e 14 curtas metragens nacionais. Estes concorrerão ao Prêmio TeleImage para melhor longa brasileiro, tanto para os documentários quanto para as ficções. O melhor curta brasileiro ganhará seis horas de telecine e 40 horas de edição de som. Os vencedores serão conhecidos na cerimônia de encerramento e premiação da Mostra, no dia 1º de novembro, às 21 horas, no Memorial da América Latina. Confira a lista dos filmes brasileiros presentes na Mostra e candidatos ao prêmio no site.

Novo Festival de Cinema no Rio

No ano que vem, o Rio de Janeiro terá um novo Festival de Cinema voltado para os amantes do horror, o RIOFAN. O Festival ocorrerá entre os dias 29 de abril a 11 de maio e contará com amostras de curtas brasileiros das mais diversas criações aos curtas internacionais. O festival trará em sua 1ª edição uma homenagem ao José Mojica, o eterno Zé do Caixão. Só uma coisa ainda não foi divulgada, a relação dos filmes / pérolas que concorrerão. Mas uma coisa é certa, aos amantes dos filmes de terror a diversão estará garantida. Veja matéria completa no site.

Retrospectiva do Cinema Brasileiro

A primeira exibição de cinema no Brasil aconteceu em julho de 1896 no Rio de Janeiro. Um ano depois já existia no Rio uma sala fixa de cinema, o "Salão de Novidades Paris", de Paschoal Segreto. Entre 1897-1898 foram rodados os primeiros filmes brasileiros. Uma "Vista da baia da Guanabara" teria sido filmado por Afonso Segreto em 19 de junho de 1898, ao chegar da Europa, mas este filme é um mistério, pois se ele realmente existiu, nunca chegou a ser exibido.
Matéria completa no site.

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Re-estréias

O filme “Tropa de Elite” estava previsto para ser lançado em novembro, mas segundo a produtora, uma cópia não-finalizada do longa acabou vazando na internet e teve cerca de 1 milhão de cópias piratas vendidas e por isso teve que ser antecipado. No Rio de Janeiro e São Paulo a estréia foi no último dia 05 e para o resto do Brasil será no dia 12 de outubro. Também no dia 05 foi relançado “O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias”, com 30 cópias em todo o Brasil. Este filme foi indicado para representar o Brasil como melhor longa estrangeiro, está em exibição no Usiminas Paragem, em Belo Horizonte.

Filme brasileiro no Festival de Londres

O filme “Cidade dos Homens” será exibido no 51º Festival de Cinema de Londres junto com outras 183 produções de todo o mundo. O festival começará no dia 17 de outubro e se estenderá até 1º de novembro. O filme brasileiro esta cada vez mais ganhando espaço no mercado, pois a sua qualidade vem melhorando muito a cada dia, isso faz com que o Brasil seja representado com respeito e que o talento dos brasileiros seja valorizado.

“Mutum” vence o Festival do Rio 2007

O longa-metragem de ficção “Mutum”, da estreante Sandra Kogut, foi o grande vencedor do Festival do Rio 2007, cuja premiação foi realizada na noite do dia 04 de outubro, no Cine Odeon. O filme é inspirado na obra de Guimarães Rosa, uma adaptação de Manuelzão e Miguilim que conta a história de um menino do interior de Minas Gerais.

Sinopse

“Mutum” quer dizer mudo. “Mutum” é uma ave negra que só canta à noite. E “Mutum” é também o nome de um lugar isolado no sertão de Minas Gerais, onde vivem Thiago e sua família. Thiago tem dez anos e é um menino diferente dos outros. É através do seu olhar que enxergamos o mundo nebuloso dos adultos, com suas traições, violências e silêncios. Ao lado de Felipe, seu irmão e único amigo, Thiago será confrontado com este mundo, descobrindo-o ao mesmo tempo em que terá de aprender a deixá-lo.

Festival CUCO

O Festival CUCO – Curta Cinema Online - é o primeiro festival de cinema e vídeo brasileiro totalmente online e gratuito. Surgiu de um movimento independente, levando produções cinematográficas brasileiras para o mundo virtual de forma gratuita.

Qualquer produção nacional poderá participar, desde que se enquadre em uma das 6 categorias: ficção, documentário, trash, experimental/arte, publicitário e institucional. O Festival utiliza ferramentas como Orkut, Gmail, Fiz TV e Blogger. Basta carregar o vídeo no site. Os jurados são profissionais de cinema, especialistas em cada categoria.

As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de outubro de 2007 no site.

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

“O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias”

O filme de Cao Hamburger foi escolhido para representar o Brasil na categoria de melhor filme estrangeiro no Oscar, desbancando 18 longas inscritos, entre eles Tropa de Elite, O Céu de Suely, O Cheiro do Ralo, Batismo de Sangue, Cidade dos Homens e Saneamento Básico.

O anúncio foi realizado pelo Ministério da Cultura na quarta-feira dia 26 de setembro, no Rio de Janeiro. A escolha foi feita por uma comissão formada por jornalistas, críticos e cineastas. “É muito bom ter sido escolhido para representar o Brasil. Mas quero dizer que eu gosto muito dos outros filmes que estavam concorrendo, são filmes com carreiras consistentes, e é uma honra fazer parte dessa nova onda do cinema brasileiro”, afirmou Cao Hamburger.

Os cinco indicados da academia para filme estrangeiro serão anunciados no dia 22 de janeiro e a cerimônia do Oscar dia 24 de fevereiro.


“Tropa de Elite”

O filme brasileiro “Tropa de Elite” causou um grande rebuliço na mídia nestes últimos dias, quando antes mesmo de estrear nos cinemas, foi parar nas ruas, ou seja, pirateado. Mas como tudo é sempre um grande mistério, há quem diga que tudo não passou de um grande jogo de marketing para promovê-lo, já que, depois da história virar caso de polícia e ir parar nas principais páginas dos jornais e noticiários, o filme teve uma grande repercussão e fez com que a procura e a expectativa aumentassem grandiosamente.

A história do filme por si só é bastante interessante e polêmica. “Tropa de Elite” trata da realidade vivida pelas comunidades carentes do Rio de Janeiro, onde diariamente é travada uma guerra entre a polícia e o tráfico de drogas. Sendo assim, mostra os dois lados da “moeda”. De um lado o BOPE (a tropa de elite da PM) é treinado com táticas de guerra para subirem os morros e invadirem as favelas na luta contra o crime no Rio, uma polícia disposta a ir até as últimas conseqüências, e por outro lado a violência que domina os morros, deixando os cidadãos de bem acuados e sem refúgio.

Para quem ainda não viu, vale a pena desembolsar a grana e ir até o cinema para ver, ou então, fazer como o ministro da Cultura Gilberto Gil, comprar um pirata mesmo! De qualquer forma “Tropa de Elite” é um dos 10 melhores filmes de 2007.


“Batismo de Sangue”


Sinopse do filme

Baseado em fatos reais, o filme conta a participação de frades dominicanos na luta clandestina contra a ditadura militar, no final dos anos 60. Movidos por ideais cristãos, eles decidem apoiar a luta armada, e são presos e torturados. Um deles, Frei Tito, é mandado para o exílio na França, onde, atormentado pelas imagens de seus carrascos, comete suicídio. O roteiro é uma adaptação do livro de Frei Betto, vencedor do prêmio Jabuti.

Helvécio Ratton: diretor de "Batismo de Sangue"

Helvécio Ratton – Estreou com o documentário "Em Nome da Razão", rodado dentro do hospício de Barbacena. Participou da resistência armada contra a ditadura e exilou-se no Chile nos anos 70. Graduou-se em psicologia pela PUC Minas. O filme "A dança dos bonecos" (1986) premiado em Brasília, Gramado e festivais na Itália, Alemanha e Portugal, marca sua estréia na direção de ficção. Fundou a Quimera Filmes, com Simone Matos, e rodou "Amor & Cia.” (1998), comédia de costumes baseada em Eça de Queirós.

PÃO PRETO E VINHO TINTO

Notas do diretor Helvécio Ratton


Quando li “Batismo de Sangue”, percebi logo que aquela era uma história para ser contada no cinema. Com cenas de ação e suspense alternadas com momentos de grande delicadeza e espiritualidade. Uma história de cinema, mas baseada em fatos reais.

A militância dos frades, ao lado de guerrilheiros marxistas nos chamados “anos de chumbo” brasileiros, proporciona um olhar diferente sobre aquele momento histórico. O cinema brasileiro lança sua luz sobre este período sombrio, permitindo que as novas gerações descubram e se emocionem com o passado, para compreenderem melhor nosso presente. A ação política dos dominicanos, sua prisão e tortura, e a paixão e morte de Frei Tito, revelam aspectos transcendentes. "Batismo de Sangue" fala do confronto entre o sonho e a realidade. É pão preto e vinho tinto, sem marshmallow-drama.

"O Homem que Desafiou o Diabo"

Na última sexta-feira, dia 28, estreou o filme "O Homem que Desafiou o Diabo", cujo gênero é comédia. A personagem principal é Zé Araújo (Marcos Palmeira) um sedutor caixeiro-viajante. Suas aventuras são interrompidas quando ele encontra Duá (Lívia Falcão), com quem é obrigado a casar. Além disso, ele é submetido a uma exaustiva rotina de trabalho no armazém do sogro. Depois de tamanha humilhação, Zé Araújo se revolta e se transforma no caboclo Ojuara, um herói solitário sempre à procura de mulheres, movido a cachaça e metido em confusões. O filme está em cartaz nos principais cinemas brasileiros.


segunda-feira, 24 de setembro de 2007

O cinema é nosso

"Não somos europeus nem americanos do norte, mas destituídos de cultura original, nada nos é estrangeiro, pois tudo o é. A penosa construção de nós mesmos se desenvolve na dialética rarefeita entre o não ser e o ser outro. O filme brasileiro participa do mecanismo e o altera através de nossa incompetência criativa em copiar" (Paulo Emílio Sales Gomes in Cinema: Trajetória no subdesenvolvimento. SP: Paz e Terra, 1996).

Após um início turbulento, o cinema nacional hoje é calmaria. Com lançamentos polêmicos e realistas, enriquece a cultura brasileira. Este blog mostra para quem tem preconceito o quanto “nossos” filmes têm potencial.

Componentes do grupo

Ellen Joyce - A "Meg" é uma líder por instinto... possui qualidades de liderança que poucas pessoas tem. Sempre dedicada, ela se destaca no meio da multidão. Amante da sétima arte, a nossa Ellen sabe valorizar a cultura nacional!

João Paulo - Amante de todas as formas de arte, como não poderia deixar de ser, adora o cinema e o teatro acima de tudo. Para ele, estar nestes lugares é como estar em sua própria casa. Assim como um RP deve ser, nosso "Jaum" tem o dom de interagir com as pessoas... É o cara!!

Juliana Cristina - A Ju, vulgo "Poia" é uma pessoa muito alegre, namoradeira e tem um jeito de ser muito peculiar - Faaantástico! A nossa amiga consegue unir bom senso com total desváiro e nos empolgar com facilidade ao chegar com seu sorriso de menina-moça.

Mário Adalberto - Uma pessoa inteligente, Mário ou "Adam" chame-o como preferir, tem características marcantes, típicas de um ser humano difícil de esquecer. Estudante dedicado e um amante da fotografia, ele cativa a todos com seu jeito engraçado e sua identidade forte.

Waleska Ferreira - É uma pessoa muito especial que tem um enorme carinho com seus amigos. Ela tem jeito de durona, por isso não expressa os seus sentimentos, mas tem um coração enorme. Não é muito de estudar, mas posso dizer que ela corre atrás. Bom se fosse continuar escrevendo o blog seria só dela, então vou encerrar. Um beijo cabeça.