Em 1908 havia 20 salas de cinema no Rio de Janeiro, a maioria com suas próprias equipes de filmagem. Exibiam filmes de ficção de companhias estrangeiras, complementados por documentários, denominados "naturais". Eram realizados na cidade dias antes como: A chegada do Dr. Campos Sales de Buenos Aires ou Fluminense x Botafogo.
Os primeiros filmes de ficção - chamados filmes "posados" - foram feitos no Brasil e realizados por proprietários de salas de cinema do Rio e São Paulo. Eram feitas com certa freqüência reconstituições de crimes exibidos pela mídia. "Os Estranguladores", de Francisco Marzullo (1906) foi o primeiro sucesso, com mais de 800 exibições no Rio; as comédias também fizeram sucesso como o curta "Nhô Anastácio chegou de viagem", de Marc Ferraz (1908).
Em 1909 surgem os filmes “cantados", em que os atores dublavam-se ao vivo, por trás da tela. O sucesso do filme “cantado” levou a filmagem de revistas musicais: “Paz e amor”, 1910 - com sátira ao presidente Nilo Peçanha e trechos de óperas "O Guarany", 1911.
segunda-feira, 5 de novembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário