segunda-feira, 29 de outubro de 2007
Cinema brasileiro a R$ 2
Noel Rosa: o Poeta da Vila
O elenco conta com Rafael Raposo como Noel Rosa, Camila Pitanga como Ceci, Roberta Rodrigues como Lola, Flávio Bauraqui como Ismael Silva e Jonathan Haagensen como Cartola.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjl90DJm5OOGFYaOjgSWLI3Mt_qjoeSNxN08zU9BBOFoTZQM1r3EVFPR79NYU0YPRUDcG7nMcBCA_ZdvfzTpQia3jQ3nnaminH9X32v-yWPcjhB7SThnoyu-0ktQlpCBq5l8ic9Mzq_TBE/s400/Noel---Poeta-da-Vila.jpg)
Sinopse - Noel Poeta da Vila
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgkS7jfKvWlwyh7yeOWTmYe9qrr6kPPL0iFXIKBiJHFkrijdsT6Q5xzX10x_o8YqUobjZU6QJKIlrXvIdYA_owl7zET8yctFY_hp3sTlpeUrJGRbn5UbEnxi6ypx0CVa0_mBzJlpzD9rMI/s400/Noel---Poeta-da-Vila-2.jpg)
I Seminário de Produção e Gestão Cultural
segunda-feira, 22 de outubro de 2007
Faltam 3 meses
· “O Pagador de Promessas”, de 1962, escrito e dirigido por Anselmo Duarte e baseado na história de Dias Gomes, foi o primeiro filme nacional a concorrer nessa categoria e venceu vários prêmios internacionais.
· A terceira produção a concorrer foi “O que é isso companheiro?”, de 1997, com direção de Bruno Barreto. O roteiro do filme foi parcialmente baseado no livro homônimo de Fernando Gabeira.
· O filme “Central do Brasil”, de 1999, foi a última produção nacional a concorrer ao Oscar nessa categoria. O longa tem a direção do Walter Salles e conta com a atriz Fernanda Montenegro no elenco. Ela foi a primeira e única atriz brasileira a concorrer ao Oscar de Melhor Atriz.
Vamos ficar na torcida com “O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias” e quebrar esse jejum de 8 anos.
Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
Novo Festival de Cinema no Rio
Retrospectiva do Cinema Brasileiro
Matéria completa no site.
segunda-feira, 8 de outubro de 2007
Re-estréias
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg84JkVoEOQnBbZzOlr2c_SzYIRWZYSxfM-gOTFA89vSqi2gF3QjVY0XJoXmp-edAX5rIcp8IhwmVhuDMh5sZYzvFvnXqOv7ZCTcDQuYODWtbxeUn6qCu4mppQUahxwVCyFSspMFMvLAIw/s320/Nova+Imagem.bmp)
Filme brasileiro no Festival de Londres
“Mutum” vence o Festival do Rio 2007
Sinopse
“Mutum” quer dizer mudo. “Mutum” é uma ave negra que só canta à noite. E “Mutum” é também o nome de um lugar isolado no sertão de Minas Gerais, onde vivem Thiago e sua família. Thiago tem dez anos e é um menino diferente dos outros. É através do seu olhar que enxergamos o mundo nebuloso dos adultos, com suas traições, violências e silêncios. Ao lado de Felipe, seu irmão e único amigo, Thiago será confrontado com este mundo, descobrindo-o ao mesmo tempo em que terá de aprender a deixá-lo.
Festival CUCO
Qualquer produção nacional poderá participar, desde que se enquadre em uma das 6 categorias: ficção, documentário, trash, experimental/arte, publicitário e institucional. O Festival utiliza ferramentas como Orkut, Gmail, Fiz TV e Blogger. Basta carregar o vídeo no site. Os jurados são profissionais de cinema, especialistas em cada categoria.
As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de outubro de 2007 no site.
segunda-feira, 1 de outubro de 2007
“O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias”
O filme de Cao Hamburger foi escolhido para representar o Brasil na categoria de melhor filme estrangeiro no Oscar, desbancando 18 longas inscritos, entre eles Tropa de Elite, O Céu de Suely, O Cheiro do Ralo, Batismo de Sangue, Cidade dos Homens e Saneamento Básico.
O anúncio foi realizado pelo Ministério da Cultura na quarta-feira dia 26 de setembro, no Rio de Janeiro. A escolha foi feita por uma comissão formada por jornalistas, críticos e cineastas. “É muito bom ter sido escolhido para representar o Brasil. Mas quero dizer que eu gosto muito dos outros filmes que estavam concorrendo, são filmes com carreiras consistentes, e é uma honra fazer parte dessa nova onda do cinema brasileiro”, afirmou Cao Hamburger.
Os cinco indicados da academia para filme estrangeiro serão anunciados no dia 22 de janeiro e a cerimônia do Oscar dia 24 de fevereiro.
“Tropa de Elite”
O filme brasileiro “Tropa de Elite” causou um grande rebuliço na mídia nestes últimos dias, quando antes mesmo de estrear nos cinemas, foi parar nas ruas, ou seja, pirateado. Mas como tudo é sempre um grande mistério, há quem diga que tudo não passou de um grande jogo de marketing para promovê-lo, já que, depois da história virar caso de polícia e ir parar nas principais páginas dos jornais e noticiários, o filme teve uma grande repercussão e fez com que a procura e a expectativa aumentassem grandiosamente.
A história do filme por si só é bastante interessante e polêmica. “Tropa de Elite” trata da realidade vivida pelas comunidades carentes do Rio de Janeiro, onde diariamente é travada uma guerra entre a polícia e o tráfico de drogas. Sendo assim, mostra os dois lados da “moeda”. De um lado o BOPE (a tropa de elite da PM) é treinado com táticas de guerra para subirem os morros e invadirem as favelas na luta contra o crime no Rio, uma polícia disposta a ir até as últimas conseqüências, e por outro lado a violência que domina os morros, deixando os cidadãos de bem acuados e sem refúgio.
Para quem ainda não viu, vale a pena desembolsar a grana e ir até o cinema para ver, ou então, fazer como o ministro da Cultura Gilberto Gil, comprar um pirata mesmo! De qualquer forma “Tropa de Elite” é um dos 10 melhores filmes de 2007.
“Batismo de Sangue”
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj0GD3S5n20kazxvmL44FHHaOEhZjuOw-Dnll-jSMJBc8xOtKeYXKhpB8qFZP9DnZvlE_8ep5Kh4zA8UIqQQTniv3Qjpo_lMuqUCXs36DyBslds6G0Vs47FjX6OogO_EOC2XothPXGzM7c/s320/%C3%81rea+de+Transfer%C3%AAncia01.jpg)
Sinopse do filme
Helvécio Ratton: diretor de "Batismo de Sangue"
PÃO PRETO E VINHO TINTO
Notas do diretor Helvécio Ratton
Quando li “Batismo de Sangue”, percebi logo que aquela era uma história para ser contada no cinema. Com cenas de ação e suspense alternadas com momentos de grande delicadeza e espiritualidade. Uma história de cinema, mas baseada em fatos reais.
A militância dos frades, ao lado de guerrilheiros marxistas nos chamados “anos de chumbo” brasileiros, proporciona um olhar diferente sobre aquele momento histórico. O cinema brasileiro lança sua luz sobre este período sombrio, permitindo que as novas gerações descubram e se emocionem com o passado, para compreenderem melhor nosso presente. A ação política dos dominicanos, sua prisão e tortura, e a paixão e morte de Frei Tito, revelam aspectos transcendentes. "Batismo de Sangue" fala do confronto entre o sonho e a realidade. É pão preto e vinho tinto, sem marshmallow-drama.
"O Homem que Desafiou o Diabo"
Na última sexta-feira, dia 28, estreou o filme "O Homem que Desafiou o Diabo", cujo gênero é comédia. A personagem principal é Zé Araújo (Marcos Palmeira) um sedutor caixeiro-viajante. Suas aventuras são interrompidas quando ele encontra Duá (Lívia Falcão), com quem é obrigado a casar. Além disso, ele é submetido a uma exaustiva rotina de trabalho no armazém do sogro. Depois de tamanha humilhação, Zé Araújo se revolta e se transforma no caboclo Ojuara, um herói solitário sempre à procura de mulheres, movido a cachaça e metido em confusões. O filme está em cartaz nos principais cinemas brasileiros.